sejaindependenteoumorra.blogspot.com

26 de agosto de 2012

Antiéticos - Antes que as Estrelas se Apaguem Mixtape (2012)

Grupo Antiéticos lança mixtape ”Antes que as Estrelas se Apaguem” disponível pra download e concede entrevista exclusiva ao Central Hip-Hop
O grupo Antiéticos, do Rio de Janeiro, tem sua lente nos descaminhos da sociedade. Seu rap é resultado das escolhas, reflexões e ações em meio ao entorpecimento promovido pela “estabilidade econômica”, um dos fenômenos que criam mais consumidores e menos cidadãos. Nas rimas do Antiéticos, a crítica social, considerada por muitos como uma das causas do “atraso” do rap, tem o mesmo espaço que o discurso sobre o orgulho africano. O grupo, que lança hoje “Antes que as Estrelas se Apaguem”, sua mixtape, conversou com o CHH e falou sobre política e cultura negra. Leia a íntegra da entrevista abaixo.

Central Hip-Hop (CHH): Por que Antiéticos?
Antiéticos: Ética é um nome que inventaram pra representar um conjunto de normas e princípios da boa conduta humana. Seria um conjunto de valores que direcionam os humanos a um bem-estar, conservando sua vida, logo, a vida do seu grupo. E a gente passou a observar que primeiro, isso é uma definição grega. Segundo, esses princípios conservam sim, a vida e o bem-estar, mas de um grupo que se definiu humano sozinho. Os outros tiveram que provar.

A medida em que eles são éticos, que possuem suas boas condutas, suas normas, seus princípios, os outros grupos são mortos. Aí a gente pensou: “ué, como é que pode?” (risos). Não! Essa ética aí, esses princípios, esses valores não estão favorecendo a nossa humanidade. O ser humano não é mal, não destrói o mundo.

Nunca foi dada a chance da gente administrar o controle do mundo, nem os indígenas, nem os orientais. Então não tem nada de errado com os seres, tem com um grupo: o grupo que administra o mundo hoje, o mesmo que vai nos ver como transgressores, fora do padrão, pois a gente acaba pondo em risco o conforto deles.

Então “Antiéticos” surge desse “biri-bôlo” de idéias desse tipo aí (risos). Não seria ausência da ética, nem pessoas sem escrúpulos, nada disso. Não seria nesse sentido, mas sim, um desacordo.

CHH: Desenvolver uma proposta contra-hegemônica é viável?
Antiéticos: Sim. Sempre seremos a favor de alternativas, de possibilidades. Sempre seremos a favor da criação e descoberta de novas áreas de conhecimento, de cultura. Pra nós, não é apenas viável, é necessário para nossa sobrevivência. Hegemonia é entendida por nós como uma imposição, uma supremacia cultural de um determinado grupo sobre outro que não permite autonomias, não reconhece o outro como complementar. Mas sim, como inimigo. Então se impõe, sem permitir que o outro se desenvolva por si só, anula o nosso autoconhecimento e veta nossa capacidade criadora, capacidade de criar para o nosso grupo.

O grupo hegemônico só permite que você crie pra ele, que você faça pra beneficio dele. Esse grupo está aí, matou, escravizou, estuprou, tomou as terras, construiu fábricas e hoje quer determinar como deve ser o rap. Afinal, eles acabam sendo os possuidores dos recursos, dinheiro. E isso ilude, engana nosso povo.

Através de vários aparelhos, eles reforçam, reafirmam suas idéias o tempo todo. Tem hora que parte da nossa comunidade passa a acreditar. Então, tudo que for contra a hegemonia, a homogenia também (risos), tudo que provoque uma nova possibilidade que venha resgatar a auto-estima, os valores ancestrais, a felicidade e o sorriso do nosso povo, nós seremos a favor.

Numa sociedade que só produz ódio, amar já se tornou contra-hegemônico. A gente se amando, se protegendo já estamos num bom caminho com certeza. Não é apenas viável, mas acaba se tornando necessário para nossa sobrevivência.  Continue lendo 
Tracklisting:

01. Intro
02. Eleveulove
03. Retorno
04. Melhores Dias Virão
05. Terra Batida
06. Interlúdio
07. Metropolis
08. Fotografia Só
09. Eu Sou VC
10. Pronuncio
11. Amor (Bônus)
12. Naima (Bônus)
13. Sensibilidade (capacidade pra sentir) (Bônus)


http://www.mediafire.com/?oo9wj0cc3ixa80d

 Antiéticos - Abstração [Web Video HD]

Nenhum comentário: